Estamos acostumados a ouvir sempre sobre os efeitos da inflação em nossas vidas, porém, você sabia que a inflação também afeta as empresas? Seja você parte do quadro de colaboradores ou mesmo que gerencie seu próprio negócio, ninguém fica livre dos efeitos da temida inflação. De acordo com um estudo divulgado pelo portal Exame, empresários podem ter de 3% a 5% de perdas por causa do aumento da inflação em 1%. 

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos uma lista com 3 importantes pontos em que as empresas sofrem os impactos da inflação.

1. Nas contas básicas: despesas como luz, água e telefone são exemplos de contas que sofrem reajustes de acordo com a oscilação da inflação.
Uma solução para o dilema é incentivar o consumo consciente entre a equipe, com atitudes simples como desligar o monitor ao sair para almoçar, utilizar sensores de presença em corredores, banheiros e locais que não precisam de iluminação constante.

2. Custos de fabricação de produtos: a alta encarece despesas com prestadores de serviço, fornecedores, matéria prima etc. No final, todos os custos são repassados ao cliente final. Porém, caso pese muito no preço do produto, o cliente pode optar pelos concorrentes, portanto, o repasse deve ser moderado e racional.

3. Nas vendas: a inflação resulta em uma redução do consumo. Com preços mais elevados, muitas famílias costumam cortar alguns gastos para que se possa consumir o essencial para a sobrevivência. Portanto, alguns ramos do varejo podem, consequentemente, registrar queda no faturamento.

Quer entender mais sobre o assunto? Que tal investir em seu conhecimento?

O curso inédito Descomplicando os Dados Socioeconômicos – IBGE habilita você para localizar, interpretar e explorar o potencial da “mina de ouro” que são os dados socioeconômicos, independente do seu ramo de atuação.

Espero que tenha gostado do conteúdo.