Você conhece o potencial dos dados socioeconômicos? Eles têm o poder de responder muitas perguntas e orientar em tomadas de decisões, além de prover insights para as mais diversas utilidades. Fornecidas pelo IBGE, as informações são referências até na realização de estudos para prospecção de potenciais clientes e consumidores.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post.
É pouco comum receber o “mapa da mina de ouro”. Mas aí vai o segredo do sucesso de muitas empresas: seus passos estão baseados em decisões assertivas e firmes. Elas são tomadas com base em dados. Essas informações transmitem a realidade, projetam cenários e evitam ações tomadas por simples intuição.
De acordo com a empresa de consultoria Gartner, até 2022, 90% das estratégias corporativas serão embasadas nos dados. Você quer ficar entre os 10%? Acredito que não.
E onde esses dados são obtidos? Custa caro obtê-los? Eles estão disponíveis gratuitamente, na internet. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os disponibiliza.
E agora, o que falta? A arte de interpretar as informações. Pois, ter os dados e não entendê-los é como ter um carrão e não saber dirigir.
Só um exemplo simples de como os dados podem te ajudar: você irá lançar uma loja física que tem como público principal, homens e mulheres acima de 45 anos. Porém, como saber se o ponto de venda está no local ideal? Os dados socioeconômicos podem indicar onde se concentra grande parte desse público, o que aumenta a chance de sucesso do seu negócio.
Quais profissionais os dados socioeconômicos podem ajudar?
- Empreendedores: que utilizam as informações para análises de mercado, tomada de decisões etc.
- Jornalistas: que precisam interpretar dados fornecidos pelo IBGE para desenvolver conteúdos.
- Gestores públicos: para compreender informações da região que atuam e promover políticas públicas mais assertivas.
- Formadores de opinião: pessoas que trabalham com informações econômicas no dia a dia.
- Estudantes: haja vista necessidade de levantamento e interpretação de dados para trabalhos acadêmicos.
- Profissionais de marketing: para que possam obter dados para segmentação demográfica, planejar ações etc.
- Diversos outros segmentos como comércio, agropecuária, indústria, construção civil etc: para obter números e indicadores econômicos, fazer previsões, planejamentos, entre outros.
Quer saber mais? Que tal investir em seu conhecimento?
O curso inédito Descomplicando os Dados Socioeconômicos – IBGE habilita você para localizar, interpretar e explorar o potencial da “mina de ouro” que são os dados socioeconômicos, independente do seu ramo de atuação.
Até o próximo conteúdo!